Avaliação Neuropsicológica

Entenda
A avaliação neuropsicológica é um conjunto de técnicas psicológicas que tem como objetivo mensurar e descrever o perfil de desempenho cognitivo e socioafetivo, avaliando suspeitas de alterações que podem ser decorrentes de desordens neurológicas e outras condições clínicas ou não.
É realizada por profissional de psicologia habilitado e envolve a realização de entrevista e aplicação testes neuropsicológicos padronizados e provas clínicas, a fim de investigar o funcionamento cognitivo e estabelecer as habilidades e as dificuldades específicas de uma pessoa para planejamento de intervenção.
Os atendimentos têm duração de 50 minutos e podem acontecer com frequência semanal, ou maior, a depender da compatibilidade entre nossas agendas. Diferente da psicoterapia, quando a avaliação é iniciada, sabe-se que será encerrada nas próximas sessões.
Na primeira sessão é necessário realizar anamnese para levantamento de história de vida e entendimento da demanda.
Assim como na psicoterapia, caso o paciente seja criança ou adolescente, é necessário um primeiro contato com os pais ou responsáveis antes de iniciar as atividades com a própria criança ou adolescente. As sessões seguintes são de aplicação de testes psicológicos padronizados e provas clínicas. Finalizada esta etapa, são necessários cerca de 15 dias para correção do material, análise e produção do laudo. Por fim, é feita uma última sessão para devolutiva e entrega do relatório. No relatório vão explicitados não somente os resultados da avaliação, mas também os encaminhamentos necessários e as recomendações.
A avaliação pode ser recomendada em diferentes situações, podendo ser solicitada pelo próprio paciente ou por outros profissionais que o acompanhem, como, por exemplo, neurologista, psiquiatra, pediatra, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, professor, psicopedagogo, dentre outros.
Abaixo, exemplifico algumas das principais indicações de avaliação neuropsicológica:
• Necessidade de detectar alteração neurológica (por exemplo: lesões por anoxia, quadros de demência, acidente vascular cerebral, traumatismo crânio encefálico etc.);
• Estabelecer diagnóstico diferencial entre um transtorno psicológico e uma síndrome neurológica;
• Monitorar a evolução de um acometimento neurológico;
• Avaliar o funcionamento cognitivo de uma pessoa a fim de propor plano de reabilitação;
• Responder a questões diversas a respeito da autonomia cognitiva de um paciente, como, por exemplo, capacidade para dirigir um veículo, gerir suas finanças, retornar ao trabalho ou à escola, viver independentemente etc.
A depender da solicitação, são avaliadas diferentes competências: Atenção, memória e aprendizagem; funções executivas; Habilidades perceptivas e motoras; Habilidades visuoespaciais; capacidade de raciocínio e julgamento, linguagem, comportamento e estado socioemocional.
Por ser um processo em que são necessários materiais padronizados específicos, bem como tempo dedicado diferenciado, a avaliação não é cobrada por sessão e sim valor fixo por todo o processo, baseado na tabela de honorários do CFP, no valor dos materiais necessários para avaliação e no tempo dedicado ao processo.
O pagamento pode ser realizado no pix ou em at'e 10x no cartão.
50 minutos
Duração
Online | Presencial | Híbrido
Local
Cerca de 7 sessões
Frequência
Crianças acima de 6 anos |
Adolescentes | Adultos
Público
Valor fixo
Mais informações
Investimento